Ressaca provoca ondas na Enseada de Botafogo e Mureta da Urca; VÍDEO
16/09/2025
(Foto: Reprodução) Ressaca surpreende até a Baía de Guanabara: ondas invadem a Enseada de Botafogo e a Mureta da Urca
Nesta segunda-feira (15), a Marinha emitiu alerta de ressaca para o litoral do Rio, com previsão de ondas de até 3 metros. Horas depois o impacto começou a ser sentido em pontos onde esse tipo de fenômeno é raro: até a Baía de Guanabara foi atingida pelas ondas fortes.
Por conta das fortes ondas, a Ciclovia Tim Maia, via que liga a Zona Sul do Rio de Janeiro à Zona Sudoeste, foi totalmente interditada. Não há previsão para a reabertura.
Vídeos registrados nesta segunda-feira (15) mostram a força da água na Enseada de Botafogo, onde embarcações foram surpreendidas pelas ondas.
Baía de Guanabara tem ondas com força de ressaca: barcos e pedestres são surpreendidos
Reprodução/TV Globo
A movimentação intensa do mar, incomum na região abrigada da baía, chamou atenção de moradores e frequentadores da orla.
Na Mureta da Urca, outro ponto tradicionalmente calmo, as ondas bateram com força nas pedras e chegaram até a calçada, assustando quem passava pelo local.
Ressaca atingiu a Mureta da Urca
Reprodução/TV Globo
Já na Praia do Flamengo, conhecida por ter mar calmo, a água avançou com intensidade pela areia da praia.
A Marinha recomenda atenção redobrada para navegantes e pescadores, além de evitar atividades marítimas durante o período de ressaca.
Onda forte assustou pedestres na Praia do Flamengo
Reprodução/TV Globo
As ressacas no Rio continuam, com ondas de até três metros de altura. As correntezas terão direção sul a sudoeste.
Na faixa litorânea, serão afetadas pela agitação do mar as cidades de Mangaratiba, Arraial do Cabo, Paraty, Angra dos Reis, Rio de Janeiro, Niterói, Maricá, Saquarema e Cabo Frio.